A Cardiologia é uma das áreas da medicina mais conhecidas e que conquista cada vez mais pacientes de todas as idades. Ocupa-se do estudo do sistema cardiovascular, formado pelo coração e os vasos sanguíneos.
Importância da Cardiologia
O coração é o segundo órgão mais importante do corpo humano, pois é graças a ele que temos o sangue bombeado para o resto do corpo e assim mantemos todos os outros órgãos funcionando. Isso porque o sangue é responsável por levar nutrientes e oxigênio para as células, além de possuir a defesa do organismo contra agentes estranhos.
Portanto, o médico cardiologista é necessário em qualquer lugar e para qualquer pessoa. Independentemente do seu estilo de vida, seja atlético (com prática regular de exercícios) ou sedentário (passando a maior parte do tempo parado), é sempre bom fazer exames cardiológicos regularmente, porque as doenças que acometem o coração são muitas.
Complicações tratadas pela Cardiologia
Entre os principais fatores que podem resultar em complicações cardiológicas estão a Hipertensão (ou pressão alta), que faz o coração bombear sangue com força demais, e o Colesterol, que obstrui os vasos sanguíneos e impede a circulação do sangue. Podem causar enfarto ou arritmia, problemas fatais.
Por isso, os conselhos mais comuns de médicos cardiologistas são os mesmos dos médicos angiologistas: boa alimentação aliada à prática regular de exercícios físicos. Os tratamentos cardíacos podem ser clínicos ou cirúrgicos, dependendo do caso. O cuidado com nosso sistema cardiovascular é extremamente necessário para que tenhamos vida, e o desleixo pode custar caro. Cuide de seu coração!